Você já ouviu falar do aparecimento de nódulos durante a amamentação? Aconteceu com você e se assustou? Bem, vamos à explicação!
Os nódulos na mama durante a amamentação são bastante comuns. Em geral, são formados a partir de uma congestão dos ductos lactíferos.
O acúmulo de leite no interior dos ductos e sua permanência aí faz com que a viscosidade do leite altere e adquira uma consistência mais firme e sólida, bem similar a pedras, por isso o termo popular empedramento.
Por esse motivo, você pode sentir uma formação dura e dolorosa (devido à distensão das paredes dos ductos) sob a pele dos seios.
Ocasionalmente, você também pode notar calor e vermelhidão no tecido da pele acima do nódulo. O mais comum é localizar os caroços na área próxima às axilas.
Esse problema é bastante comum durante os primeiros meses de amamentação, pois a adaptação do bebê ao seio pode gerar um desequilíbrio entre a produção e a saída do leite.
Contudo, se esses caroços forem muito dolorosos e a pele ficar muito sensível ao toque, é aconselhável solicitar uma avaliação especializada. É essencial descartar a mastite nesse cenário!
Comments