Essa pode ser a causa da sua dor na amamentação!
O fenômeno de Raynaud (ou vasoespasmo) durante a amamentação é causado por uma vasoconstrição nos mamilos, levando a uma parada da circulação sanguínea por um breve período de tempo na região dos mamilos.
É uma condição dolorosa que se apresenta com alterações de cor do mamilo em um espectro que vai do branco ao azul e ao vermelho.
A dor geralmente é pior depois que o bebê solta o peito ou a mãe termina de bombear. Também pode ocorrer quando a mãe muda de um ambiente quente para um ambiente mais frio, como sair do chuveiro ou da piscina, ir de um ambiente interno para o externo no inverno ou na transição de um clima quente para o ar-condicionado.
Esse problema pode ser mais comum naquelas com história de fenômeno de Raynaud nos dedos. Já o vasoespasmo secundário pode ocorrer após trauma nos mamilos.
Quando se torna persistente, pode resultar em um ciclo que potencializa o trauma, devido à vasoconstrição e incapacidade de cicatrização no cenário de alterações crônicas no fluxo sanguíneo.
Algumas recomendações
✔Usar compressa morna no mamilo para auxiliar no retorno da circulação sanguínea e alívio da dor.
✔Corrigir pega e posição do bebê para melhorar a mamada e reduzir a compressão anormal do mamilo dentro da boca do bebê.
✔Evitar exposição dos mamilos ao ar frio após a mamada.
✔Fazer a PEC Massage (tem vídeo no feed explicando sobre ela).
👉🏻E você, já ouviu falar desse problema? Conhece alguém que tenha passado por isso? Compartilhe esse conteúdo!